Projeto Sou Digital

Conectando de forma segura

Vivenciamos uma transformação na forma como nos relacionamos com todas as coisas e pessoas! Essa mudança vem ocorrendo, em grande parte, em razão do avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que passaram a fazer parte do nosso cotidiano a partir da invenção do primeiro computador.

Inicialmente as máquinas ficavam isoladas e não se comunicavam entre si, em seguida foram criadas as redes locais para que o trabalho e o processamento pudesse ser compartilhado, e por fim, foi criada uma grande conexão capaz de interligar computadores do mundo inteiro. Assim nasceu a internet, uma grande rede formada por várias redes, que revolucionou a troca de informações e transformou hábitos e costumes de uma forma nunca antes experimentada.

Com o aumento da capacidade de processamento das máquinas, mais e mais dispositivos informáticos foram conectados. Muitas aplicações diferentes foram criadas para que o usuário possa utilizar e usufruir das facilidades da comunicação instantânea, começando pelo SMS, ICQ, Orkut, Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, dentre outras platarformas.

Na década de 90, a internet expandiu-se por quase todo o planeta, oferecendo para seus usários uma interface gráfica mais amigável, sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir desta interface, a internet cresceu em ritmo acelerado, transformando-se na maior criação tecnológica, depois da televisão, inventada na década de 50.

Como estas tecnologias começaram a ser amplamente utilizadas na sociedade em geral, a partir da década de 80, com uma massificação nos últimos dez anos, podemos afirmar com convicção que não fomos educados para viver com tanta informação instantânea, advindo de todos os lados possíveis.

Aos poucos, todas as nossas atividades estão se transpondo para o mundo digital e facilitando nossas vidas. Já temos acesso ao banco digital, à biblioteca digital, ao controle acadêmico digital, a informações governamentais antes pouco acessíveis, as compras online, aos amigos digitais, etc. Qualquer cidadão pode se expressar em tempo real para o mundo inteiro e todos os tipos de conteúdos são disponibilizados digitalmente em seus mais diversos formatos.

Mas assim como todas as atividades corriqueiras estão se transpondo para o mundo digital, os perigos também estão e tem colocado todo o mundo em alerta e ação.

Diante deste cenário, surge a necessidade de ser educar digitalmente crianças, jovens e adultos. Alguns tratam de educação digital no sentido de "alfabetização digital", de contatos iniciais com o uso da tecnologia, no entanto, isto se trata de "inclusão digital" e não de "educação digital". Educação digital é muito mais amplo, mas resume-se na conduta de agir no ambiente online, com a mesma educação e ética que se age no ambiente offline.

O mundo digital está repleto de aspectos positivos, mas também de aspectos negativos como ofensas, calúnias, difamação, prática de plágio, atos discriminatórios, cyberbullying, fraudes, dentre outros crimes digitais. Tais situações exigem muito cuidado para não nos tornarmos vítimas de crimes, assim como não nos tornarmos infratores, principalmente, diante da falsa ilusão de anonimato que o ambiente digital deixa transparecer. Por isto, as pessoas precisam ser educadas e pautadas em princípios, regras, limites, uso saudável e seguro da tecnologia.

É extremamente importante que se reflita sobre os riscos deste mundo online, visto que são muito parecidos com os do mundo offline. Em ambos, crianças devem evitar falar com desconhecidos; pessoas podem sofrer assédio; conteúdos inapropriados podem ser acessados facilmente; informações podem ser multiplicadas rapidamente; fotos podem ser publicadas sem autorização; dentre tantas outras situações.

A internet é um novo modelo de comunicação que deve ser utilizado com ética e segurança, pois os maiores problemas não estão na tecnologia, mas sim no uso que as pessoas fazem dela. Orientações sobre boa conduta digital devem ser disseminadas para todos, especialmente para crianças e adolescente. Este é um papel para pais, professores, escolas, ONGs, governos, enfim, de todos que vivem neste ambiente.

Aos poucos disciplinas de cidadania e ética digital estão sendo inseridas nas escolas, a fim de orientar as pessoas a exercerem sua liberdade e cidadania na era digital, de forma ética, segura e legal, mostrando que o mundo digital não é uma terra sem lei, que há punições previstas para as infrações ocorridas por meio digital.

Diante deste cenário, é que se faz urgente tratar sobre a Educação Digital Segura e Ética, para todos os personagens que a compõe, pais, professores, estudantes, crianças, empresários, colaboradores, policiais, médicos, enfim, todos que tem contato com as tecnologias mas que não foram preparados para as armadilhas que vem junto com os avanços. O Projeto Sou Digital entende que precisamos utilizar com sabedoria tudo aquilo que a internet nos oferece.

Personagens

  • Pai Francisnet
  • Mãe Protegilda Net
  • Adolescente Elisatec
  • Criança Felizinho Inocente
  • Agricultor Ervinonet
  • Vilão Trollnet
  • Empresário Acreditundo Net
  • Professora Marg@net
  • Robô Macaco Kong Net

Temas apresentados

  • Compras Seguras
  • Privacidade (Uso de Mídias Sociais)
  • Pornografia Infantil
  • Cyberbullying
  • Identidade Digital (Quem está do outro lado?)
  • Uso da Imagem Pessoal
  • Direitos Autorais
  • Pirataria
  • Crimes Digitais
  • Liberdade de Expressão na Internet

Histórico do projeto

O Projeto Sou Digital foi idealizado em 2016 pelo advogado especialista em Direito Digital, Fernando Mangold, Sócio-Fundador do Mangold Assessoria Jurídica, com a missão de levar mais educação em ética e segurança digital para a comunidade escolar, contribuindo para a formação de pais, professores e estudantes para lidarem com os novos desafios impostos pelo uso crescente de recursos tecnológicos, dentro e fora da sala de aula.

Em 2017, Fernando Mangold, na época membro DEATEC - Associação Pólo Tecnológico do Oeste Catarinense, apresentou esta ideia para a Diretoria Executiva da Associação, que acreditou nos objetivos do projeto e passou a colaborar com a integração e apoio para o seu desenvolvimento. Depois do DEATEC, juntaram-se ao projeto as empresas Mágica Filmes, To Rocket e BRSIS Tecnologia Web.

A disseminação do projeto acontece através de palestras, vídeos, textos e infográficos, com o objetivo de orientar a sociedade em geral sobre os riscos digitais e como ter uma postura mais ética e segura no uso de ferramentas digitais.

Notícias:

Veja notícias relacionadas:

PROJETO SOU DIGITAL PARTICIPA DE AÇÕES DO PROJETO INTERVALO UNOESC

Durante o primeiro semestre letivo de 2019, a Unoesc Chapecó, por meio do Projeto Intervalo Unoesc, realizou diversas atividades com escolas de Chapecó e região. O projeto surgiu da parceria da Universidade com a Gerência Regional de Educação (GERED) e atendeu estudantes do Ensino Fundamental e Médio.... Leia o post completo
Sou Digital
Desenvolvido por BRSIS